Notas à Edição
Esta adaptação está protegida pela lei dos Direitos Autorais de nº 9610 de 19/02/1998, estando devidamente registrada na Biblioteca Nacional-Escritorio dos Direitos Autorais sob nº 233.894 - Livro 413 - Folha 54
É proibida toda cópia sem a autorização por escrito do autor.
1. As correções ortográficas foram feitas apenas nas Estrofes Adaptadas por motivos óbvios.
2. No texto original, provavelmente escrito em 1556 e publicado pela primeira vez em 1572 (pouco depois do descobrimento do Brasil), Camões emite conceitos e Juízos (ou Julgamentos) que eram apropriados à sua época, mas que atualmente são considerados ofensivos. Por fidelidade ao texto, o autor da Adaptação conta com a compreensão dos (as) leitores (as) por ter transposto alguns desses Conceitos, os quais não são endossados pelo mesmo.
3. Sugere-se que a Estrofe Adaptada seja lida em primeiro lugar, para que ao se ler a Estrofe Original toda a genialidade de Camões possa ser desfrutada integralmente, quer no tocante ao esquema rimático, quer à perfeição de sua métrica e a todos os outros elementos que o bardo expôs com maestria singular.
4. Por último, o autor dessa Adaptação coloca-se ao inteiro dispor para fazer eventuais e fundamentadas correções, acréscimos ou subtrações, pois o Monumento erguido por Camões merece cuidados que nunca serão excessivos.
Boa Leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário