PARA ADQUIRIR SEU EXEMPLAR, CLIK NO LINK ABAIXO:
Luis Vaz de Camões foi, seguramente, um dos maiores poetas que a Língua Portuguesa deu ao Mundo. Como poeta romântico produziu versos que ainda hoje são populares tais são os seus encantos. Mas é como Poeta Épico que realizou sua obra-prima: OS LUSÍADAS. Nela, canta as glórias e as proezas do povo português.
Camões exalta, no poema, a descoberta do “Caminho das Índias” por Vasco da Gama e a própria história de Portugal. É um texto vigoroso, ufanista; mas é também, romântico, terno, cômico e, até, erótico. Uma “Catedral”, segundo muitos. Porém, essa “Catedral” vai se distanciando cada vez mais do grande público e não é difícil apontar as causas desse afastamento: o original, c.1556, foi escrito, obviamente, com a grafia da época e, além disso, é acompanhado por várias citações históricas, geográficas e mitológicas. São condições que exigem uma rara erudição ou tempo para pesquisas contínuas e como nenhuma dessas condições está à disposição do leitor comum graças aos atropelos da vida contemporânea, acaba-se deixando de se saborear esse lauto banquete.
Assim, para dar oportunidade de que a leitura do Épico seja acessível a todos é que essa obra foi pensada. Em uma mesma página (ou na seguinte) são expostas a Estrofe Original, a Estrofe Adaptada e as Notas relativas ao trecho. Três elementos juntos, dispensando a ida constante ao fim do livro em busca de esclarecimentos que as Notas proporcionam e permitindo ao leitor saborear toda a magia de Camões já estando de posse da compreensão daquilo que é magistralmente escrito em rimas e métricas pelo luso.
Esperamos que nosso objetivo seja alcançado e que o trabalho seja do gosto de todos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário